суббота, 5 мая 2018 г.

Sistema comercial na china


China e o World Trading System.
Anexado é o texto completo do discurso proferido pelo Director-Geral da OMC, Renato Ruggiero, mais cedo (21 de abril) na Universidade de Pequim, na China.
Existe uma realidade simples que está no cerne das nossas negociações atuais e dos verdadeiros desafios do ajuste que todos enfrentamos: a realidade de que a China já é um poder líder em uma economia global cada vez mais interdependente. A China precisa cada vez mais de oportunidades e segurança do sistema da OMC para cumprir seu enorme potencial de crescimento e desenvolvimento. E a OMC precisa cada vez mais da China como um membro pleno e ativo para ser um sistema verdadeiramente universal.
Esta realidade é enfatizada pela enorme força do aumento da China no mundo. Durante a última década, a produção aumentou em média 10% ao ano, enquanto o volume de exportação de mercadorias cresceu ainda mais rápido, com cerca de 15%. Em duas décadas, o valor das exportações de mercadorias da China expandiu mais de vinte vezes, chegando a US $ 151 bilhões no ano passado. A China já é a quinta maior potência comercial do mundo e o segundo maior receptor de investimentos estrangeiros. Hoje, a economia chinesa representa entre 5 a 10 por cento da produção global, dependendo do método utilizado para calcular a produção nacional.
À medida que a economia da China se expande para o futuro, também os seus laços com a economia global. A dependência dos mercados de exportação continuará a crescer rapidamente, e não só para produtos intensivos em mão de obra, como calçados e brinquedos, mas para bens e serviços de tecnologia superior que são uma proporção cada vez maior da produção da China à medida que ele escala a escala de produção. As importações também aumentarão, em parte, para estimular a industrialização e a modernização, mas também em resposta à demanda dos consumidores. E uma rede cada vez maior de investimentos externos e externos atrairá a China para o sistema financeiro global.
Estima-se que a modernização da China exigirá importações de equipamentos e tecnologia de cerca de US $ 100 bilhões anuais, e as despesas de infraestruturas durante a segunda metade dessa década podem ascender a US $ 250 bilhões. Isso não deve mencionar a crescente demanda por energia, recursos minerais, alimentos e importações agrícolas, que, apesar do tamanho e recursos da economia chinesa, não podem ser satisfeitas apenas pela produção doméstica.
O fato básico é que a China está se movendo para o centro do processo de globalização, e a China e outras nações se beneficiam disso. Vivemos em um mundo onde a tecnologia, o capital e o comércio se movem cada vez mais livremente; onde as ferramentas econômicas antigas perderam sua vantagem; e onde a força econômica e a segurança dependem cada vez mais da abertura econômica e da integração. O caminho da China para o crescimento e a modernização também é um caminho para a interdependência.
Esse processo de globalização não será revertido - ele vai acelerar. Em todo o mundo, as forças econômicas e tecnológicas estão quebrando paredes, atravessando as fronteiras e unindo uma única economia mundial. No final do século XX, as nossas novas oportunidades, bem como os nossos desafios - no comércio, na economia, em todas as facetas da política internacional - surgem dos nossos mundos se aproximando, não mais separados. O aprofundamento da interdependência é a realidade central para a China e para o mundo. Gerenciar a interdependência é nossa responsabilidade compartilhada.
Um passo fundamental para completar essa interdependência é levar a China ao sistema comercial multilateral. As relações econômicas da China com o mundo são simplesmente muito grandes e abrangentes para gerenciar efetivamente através de um labirinto de acordos bilaterais, cambiantes e instáveis ​​bilaterais. A melhor garantia da China de políticas comerciais internacionais consistentes e consistentes é encontrada dentro do sistema multilateral baseado em regras.
Da mesma forma, a China, como todos os outros países, pode gerenciar melhor suas crescentes relações econômicas com o mundo com base em direitos e obrigações acordados por consenso e refletidas em regras e disciplinas executórias. Esta é a única maneira de resistir às pressões ou ameaças bilaterais de ações unilaterais. É também a única maneira de sustentar e promover a reforma econômica doméstica sabendo que os esforços da China nessa direção estão sendo acompanhados por seus parceiros comerciais, membros da OMC, que compartilham as mesmas obrigações nos termos dos acordos da OMC.
A adesão à OMC significa assumir obrigações vinculativas em relação às políticas de importação - obrigações que exigirão um ajuste nas políticas comerciais da China e, na maioria dos casos, a reestruturação econômica. Mas, por sua vez, a China se beneficiará da extensão de todas as vantagens que foram negociadas entre os 130 membros da OMC. Terá o direito de exportar seus produtos e serviços para os mercados de outros membros da OMC às taxas de direitos e níveis de compromisso negociados na Rodada Uruguai - isso inclui consolidação tarifária que beneficia quase 100 por cento das exportações chinesas de produtos industriais para países desenvolvidos , com quase metade dos produtos sujeitos a tratamento isento de impostos. Essas tremendas oportunidades de acesso ao mercado serão sustentadas e reforçadas pelos dois princípios fundamentais da nação mais favorecida e da não discriminação.
Do ponto de vista igualmente importante, a China recorrerá a um fórum multilateral para discutir os problemas comerciais com os parceiros da OMC e, se necessário, com um procedimento vinculativo de resolução de litígios se os seus direitos forem prejudicados. Este maior nível de segurança beneficiará a China imensamente - incentivando uma maior confiança das empresas e atraindo níveis ainda maiores de investimento.
Existe uma terceira razão importante para a participação da China no sistema multilateral. Somente dentro do sistema, a China pode participar da redação das regras comerciais do século XXI. Este será um conjunto sem precedentes de direitos e obrigações negociados internacionalmente por consenso.
O poder duradouro do sistema multilateral é o seu poder de evoluir. Em 1994, concluímos a Rodada Uruguai do GATT que, na época, era o acordo mais ambicioso e de longo alcance na cinquenta anos de história do sistema econômico internacional. Apenas três anos depois, avançámos para negociar acordos pioneiros para liberalizar o setor global de telecomunicações e remover tarifas sobre o comércio de produtos de tecnologia da informação - cujo valor combinado, em cerca de US $ 1 trilhão, corresponde ao comércio global de agricultura, automóveis e têxteis combinados. E seu valor ultrapassa os números do comércio; Ao abrir o acesso ao conhecimento, à comunicação e às suas tecnologias, estamos abrindo o acesso às matérias-primas mais importantes do novo século. Isto será de imensa importância para o desenvolvimento e a competitividade de todas as economias, e não a China.
Há todos os sinais de que também podemos concluir um acordo multilateral sobre serviços financeiros até o final deste ano - outra área em que estamos negociando no futuro. E isso não significa nada sobre as negociações da OMC sobre agricultura, serviços e outros setores, que serão retomadas em três anos.
Uma China que olha para o exterior não pode se dar ao luxo de ficar à margem enquanto outros escrevem as regras do jogo. Uma China com interesses de exportação crescentes não pode deixar de ser segura e expandir o acesso aos mercados globais - segurança que apenas o sistema multilateral oferece. E talvez o mais importante, uma China dependente da tecnologia e da modernização não pode dar ao luxo de atrasar o ritmo acelerado da globalização - particularmente em setores como tecnologias de informação, telecomunicações ou serviços financeiros, que serão os principais blocos de construção da nova economia.
O sucesso econômico da China até agora está diretamente ligado às suas impressionantes reformas domésticas, incluindo a liberalização do comércio e do investimento. A China já se beneficiou das reduções tarifárias unilaterais oferecidas no contexto das negociações de adesão; um estudo coloca os ganhos em US $ 22 bilhões. Mas este não é o fim da estrada. Uma maior liberalização - realizada com base nas regras da OMC, e em troca de benefícios de outros parceiros da OMC - poderia ser o maior estímulo ainda para o crescimento econômico da China. E, por extensão, um estímulo gigante para a economia mundial.
Não estou sugerindo que juntar-se à OMC é um passo simples. Simplesmente o contrário. Mas muitos outros países que já são membros da OMC compartilham um nível comparável de desenvolvimento com a China. Eles subscreveram seus direitos e obrigações e aproveitam seus benefícios. Os outros candidatos à adesão também estão mostrando que eles fizeram a mesma escolha.
A atração da OMC reside precisamente na força e consistência de seus direitos e obrigações - que continuamos ampliando e aprofundando com a expansão e integração da economia global. Há cinquenta anos, o foco era apenas as tarifas e outras medidas de fronteira; Hoje, as regras da OMC se estendem bem dentro da fronteira, abrangendo padrões técnicos, serviços, propriedade intelectual, investimentos relacionados ao comércio e uma série de outras políticas econômicas que antes eram consideradas domésticas. Há cinquenta anos, quase todos os membros do GATT eram do mundo industrializado; dos 130 membros da OMC de hoje, oitenta por cento são países em desenvolvimento ou economias em transição.
A crescente complexidade das regras e a diversidade de membros, longe de enfraquecer a OMC, fortaleceu-a. Ao passar a uma participação mais ampla, fizemos mais do que adicionar uma nova regra aqui ou um novo membro lá. Criamos uma rede em expansão de interesses e responsabilidades interligadas - um sistema que cresce mais vital para todos os nossos interesses comerciais à medida que se fortalece.
É porque a adesão da China à OMC moldará profundamente a evolução futura e a direção das relações econômicas globais, que devemos obter o processo correto. A China é muito grande e importante, um jogador econômico - e sua entrada na OMC terá um impacto muito grande no sistema - para comprometer essas negociações.
Recentemente vimos sinais importantes de impulso e flexibilidade criativa que vimos recentemente nessas negociações - em áreas difíceis como direitos comerciais, não discriminação, barreiras não tarifárias, comércio estadual, investimento e propriedade intelectual, onde os negociadores fizeram progressos bastante notáveis, especialmente nos últimos meses. Nada desse progresso teria sido possível sem a base de base técnica - se consome tempo - técnica que todas as partes nesta negociação estabeleceram durante a década anterior. Mas o que realmente está direcionando este processo é um reconhecimento compartilhado das recompensas que estão no sucesso.
Meu objetivo não é subestimar o trabalho que temos diante de nós, especialmente quando abordamos a próxima sessão de negociação agendada em maio deste ano. Como todas as negociações, grande parte do trabalho importante - e os problemas mais difíceis - foram deixados até o fim. Meu propósito é, em vez disso, exortar todos os envolvidos a redobrar seus esforços - e esticar sua imaginação - agora que podemos afirmar que está entrando na fase final e há uma necessidade amplamente compartilhada de avançar com urgência. Ainda existem questões cruciais relativas aos termos de adesão da China à OMC. Igualmente importante, existem as negociações bilaterais de adesão ao mercado com os principais parceiros comerciais da China, que, como você sabe, são um elemento crítico e essencial de qualquer negociação bem-sucedida. Mais uma vez devemos lembrar que a posição da China como o 5º exportador mundial reforça a necessidade de seu próprio mercado ser acessível aos outros. Estas são todas questões importantes que precisarão ser resolvidas para a satisfação de todos antes que a China possa ser trazida para a OMC.
Ao longo do período de processo de adesão da China, a Secretaria do GATT / OMC está pronta para facilitar as negociações e para prestar qualquer assistência que seja necessária em todas as frentes possíveis. Não consigo acrescentar que este compromisso da Secretaria seja igualmente firme à medida que abordamos as etapas finais do processo de adesão.
Os desafios futuros não alteram a realidade básica de que nenhum aspecto das relações econômicas e comerciais da China será mais fácil de tratar fora do sistema multilateral. Pelo contrário, tudo seria mais difícil, para a China e seus parceiros - mais arbitrária, discriminatória e baseada em poder. Ninguém pode querer esse cenário.
O debate internacional sobre a globalização ilustra vívidamente este último ponto. Implicidade ou explicitamente, a China está se movendo para o centro desse debate. A maravilha não é que as negociações de adesão tenham sido tão longas e tão complexas. A maravilha é que este imenso país se moveu até agora no mercado principal da economia global em tão pouco tempo.
As paredes que nos dividiram estão caindo; mas alguns ainda vêem disparidades e diferenças, ao invés de nossos interesses comuns. A globalização está tecendo o mundo como nunca antes; mas é um mundo de diferentes culturas, diferentes sistemas e diferentes níveis de desenvolvimento.
A interdependência exige que respeitamos nossas culturas e civilizações únicas. A interdependência também exige que encontremos soluções comuns aos nossos problemas comuns. Estas incluem as preocupações dos principais parceiros comerciais da China sobre os seus excedentes comerciais persistentes. Do mesmo modo, o mundo terá que entender o imenso desafio que a China enfrenta ao transformar-se com uma sociedade moderna e competitiva - e tudo em questão de décadas. A China não está sozinha em fazer esse esforço de reestruturação. A globalização obriga todas as nações, pequenas ou grandes, ricas ou pobres, a participar de um contínuo processo de ajuste. Mais do que nunca, os problemas do mundo serão os problemas da China; e os problemas da China serão os do mundo.
No entanto, nosso mundo de mudanças dramáticas é também um mundo de possibilidades dramáticas. O padrão de vida da China dobrou na última década e, sem dúvida, duplicará e triplicará novamente. Novas oportunidades estão se abrindo para trabalhadores chineses e empresários chineses. Novas escolhas estão se abrindo para os consumidores chineses. E desta abertura econômica surge uma nova esperança. Eu argumentaria, a partir da evidência do enorme sucesso da reforma até o momento, que o custo real seria manter as portas fechadas, diminuir o processo de reestruturação e manter estruturas públicas ineficientes.
O que é verdade para a China é verdadeiro para o mundo. A economia global poderia facilmente duplicar até 2020, aumentando o nível de vida global em quase dois terços - entre os maiores avanços da história mundial. A tecnologia e as comunicações estão unindo um planeta interligado, espalhando as ferramentas do progresso econômico e social e igualando a condição humana. E estamos quebrando as barreiras, não apenas entre as economias, mas entre as pessoas, dando-nos um interesse comum na prosperidade e na paz.
Devemos ser claros sobre o que está em jogo: a entrada da China no sistema de comércio global é mais do que o comércio. É sobre o futuro da China como líder econômico mundial. E é sobre a direção futura da economia global e da nossa comunidade global.
Comecei dizendo que estamos em um ponto de viragem nas relações da China com o mundo. Um desses momentos da história, que vem, mas raramente, quando as escolhas formamos o curso dos eventos por anos e até décadas. A paisagem da Guerra Fria foi varrida, como por um terremoto histórico. A próxima era da globalização ainda não se formou. Temos uma oportunidade única - entre eras e entre séculos - para lançar as bases de um novo tipo de sistema internacional, um dos quais oferece as melhores oportunidades de prosperidade e paz mundiais duradouras. Pela primeira vez, temos a nossa disposição a possibilidade de criar um sistema universal baseado em direitos e obrigações acordados por consenso e vinculando todos os seus membros.
Eu repito: a integração bem sucedida da China na economia global é a chave para muitos dos desafios internacionais que enfrentamos. Precisaremos de criatividade nos próximos dias. Nós precisaremos de resolver. E precisamos de visão. A mudança virá se nós gostamos ou não. Nós podemos comprometê-lo positivamente e dirigi-lo para fins positivos ou ignorá-lo para o nosso perigo. A escolha que temos diante de nós é óbvia.
Eu vim para a China, não como um negociador, mas como um homem com um interesse - para ajudar a construir um sistema comercial verdadeiramente global que pode suportar o peso do século XXI. Deixo-vos com a mensagem de que a China deve ser um pilar central deste sistema - caso contrário, arriscamos a construir o novo século sobre os fundamentos da instabilidade econômica e uma paz ainda mais incerta. Estou confiante de que a China irá trazer uma visão igualmente ampla para essa tarefa.

Os novos planos da China para um sistema de boné e comércio só podem funcionar.
E a recente desaceleração econômica do país poderia realmente ajudar.
Embora seja fácil descartar a nova política de cap e comércio da China como apenas um Auxílio de Bandas parcial em hemorragia das emissões de carbono chinesas e # 8212; ou como destinados a langued por causa dos dados das emissões chinesas pobres, aplicação fraca das regras, corrupção e instituições do mercado fraco & # 8212; O momento não poderia ter sido melhor. Anunciado pelo presidente chinês Xi Jinping na Casa Branca em 25 de setembro, o plano da China é lançar um sistema nacional de comércio de emissões em 2017, abrangendo indústrias-chave, incluindo geração de energia, ferro e aço, produtos químicos, materiais de construção, fabricação de papel e não ferrosos metais. As diretrizes políticas do topo em Pequim estão se combinando com a recente queda econômica da China para produzir uma probabilidade muito maior de que a China conseguirá criar um mercado de capitais e comércio que faça a diferença. Experiências passadas em sistemas de comércio de emissões (ETS) na China certamente foram difíceis. Mas este poderia ser diferente.
Em primeiro lugar, um sistema de energia em rápido crescimento deixa frequentemente os decisores políticos chineses pouco espaço para a experimentação quando o governo está simplesmente tentando manter as luzes iluminadas e os preços da energia subjacentes são altos. O medo da instabilidade da rede, a volatilidade dos preços e as curvas de demanda mais dinâmicas impediram a ampliação de muitas das reformas energéticas anteriores do lado da demanda, esforços de conservação, esquemas de comércio de emissões e outras iniciativas. Além disso, a alta demanda e os altos preços dos combustíveis levaram a uma grande diferença entre os menores preços subsidiados pelo estado de coisas como energia elétrica e a maior taxa de mercado liberalizada resultante de experiências. Em contrapartida, a recente desaceleração econômica para cerca de sete por cento do crescimento do PIB e a queda dos preços dos combustíveis encerrou essa lacuna e permitiu reformas como as reformas de preços de energia em mercados críticos, como a cidade do sudeste de Shenzhen, onde os preços de alta potência serão reduzidos. Esta sala de respiração no sistema de energia é importante para os esquemas de comércio de emissões, que, por design, procuram colocar um preço sobre as emissões e, portanto, aumentar os custos para refletir os custos sociais.
Em segundo lugar, a inclusão estratégica de um fundo de US $ 3,1 bilhões para ajudar os países em desenvolvimento na luta contra as mudanças climáticas, também anunciada em 25 de setembro, sinaliza uma crescente e importante mudança psicológica entre os políticos chineses. O fornecimento de fundos, mesmo que limitado, afasta-se de uma abordagem da "era de Copenhague" em que um fracasso no bloco do mundo em desenvolvimento geralmente colocava a China como uma liderança de facto nas negociações climáticas, argumentando que a tecnologia de mitigação do clima e os fundos de infra-estrutura deveriam fluir do desenvolvimento para o mundo em desenvolvimento. Em vez disso, a China está comprometendo-se a financiar os esforços climáticos no próprio mundo, rompendo assim com essa dinâmica de negociação improdutiva.
Talvez, o mais importante, o movimento da China tem implicações para a legislação nacional sobre o clima dos EUA. O recital recente de Beijing e o anúncio comercial prejudicam diretamente os formuladores de políticas dos Estados Unidos que há muito argumentaram que a participação da China na política de mitigação climática é um pré-requisito para a ação dos EUA nesta arena. Com a China tentando cobrir grandes dimensões de sua economia industrial na política de carbono, os Estados Unidos terão dificuldade em não seguir o exemplo e, em vez disso, provavelmente expandirão além das ações que cobrem apenas o setor de energia doméstico.
A negociação de qualquer mercadoria requer compradores e vendedores. O crescimento econômico do break-neck limitou a oferta de vendedores de tentativas chinesas anteriores para iniciar mercados regionais de dióxido de enxofre e, mais recentemente, mercados piloto de dióxido de carbono. Com geradores de energia tentando acompanhar a demanda, poucos estavam em posição de ter algum crédito de emissões excedentes para vender. O resultado foi stilted, negociações forçadas com apenas valor simbólico. Com a desaceleração do crescimento econômico, a expansão da frota de usinas de energia e ativos renováveis ​​da China, juntamente com plantas de ferro, aço e carvão estagnantes, representam um quadro crescente de vendedores de crédito potenciales reais.
Certamente, os desafios significativos da contabilidade de carbono agora precisam ser abordados, em vez de atrasados, e os problemas de governança igualmente vexáveis ​​de monitoramento, relatórios e verificação devem ser resolvidos. A medição do PIB na China provou ser bastante difícil, e muito menos o teor de carbono de matérias-primas de carvão e emissões variadas em usos industriais fragmentados. O potencial de grande poder de mercado das empresas estatais (SOEs) em um mercado de carbono também é uma preocupação real, se as empresas públicas com um custo de capital geralmente menor competirem com empresas privadas que muitas vezes são suportadas com um custo de capital maior. Existem também soluções para tais desafios, incluindo limites de retenção. No entanto, estes são todos desafios bem-vindos, dada a centralidade da política do governo nessas abordagens e a vontade política representada pela recente mudança de política da Xi.
Embora o experimento de cap e comércio de uma década em toda a Europa tenha sido difícil, devemos ter em mente que os pilotos da China eram um mero conceito há cinco anos e foram lançados há dois anos. Este impulso ocorreu durante um período sombrio para o capital e o comércio, durante o qual os Estados Unidos não conseguiram aprovar uma política de cap e comércio nacional, a Austrália reverteu seu próprio plano de mercado de carbono e o mercado do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo da ONU desmoronou.
O movimento coordenado da China para reduzir as emissões através de um comércio de crédito mais eficiente e um despacho de eletricidade mais eficiente precisará se combinar com a diplomacia internacional pró-ativa com os outros grandes emissores. Os defensores da ação climática em todo o mundo estão depositando muita esperança na próxima conferência climática da COP21 em Paris, em dezembro. Felizmente, os líderes chineses a este respeito também mudaram para uma posição mais ativa. Historicamente, os negociadores chineses foram muitas vezes apanhados entre as demandas de outras coalizões de países em desenvolvimento, como o "Grupo dos 77", focado em apoiar fundos de adaptação para emissores menores e as demandas das economias desenvolvidas para concentrar esforços e a maioria dos fundos para mitigação climática. A própria China é bastante singular a este respeito, como um grande emissor com cidades modernas e brilhantes do século 21 e áreas e populações profundamente empobrecidas.
O financiamento do mundo desenvolvido para o mundo em desenvolvimento, sob a forma de fundos de transferência de tecnologia verde ou fundos de adaptação climática, foi um dos muitos problemas de contenção entre a China e as partes dos EUA / EUA. Aqui a China se transformou. O anúncio do presidente Xi do fundo de US $ 3,1 bilhões para ajudar os países em desenvolvimento, embora não particularmente grande, reflete a mesma mudança evidente na visita histórica do primeiro ministro chinês Li Keqiang à Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no início deste verão, a primeira de é um tipo de líder chinês sênior. Li assinou a adesão da China do Centro de Desenvolvimento da OCDE e programas de assistência relacionados. No lado do setor privado, surgiu um crescente número de fundos setoriais de tecnologia verde que alavancam as finanças chinesas para implantar eficiência energética, novos materiais, energia renovável e tecnologias de serviços de energia dos EUA e da UE na China e os países em desenvolvimento mundo.
A China consome pouco mais da metade do carvão do mundo, emite duas vezes o carbono dos Estados Unidos, mas está apontando para construir um mercado de comércio de carbono dobro do tamanho da Europa # 8212; de longe o maior do mundo. Embora os críticos citem a exclusão do transporte nesta fase inicial do mercado, a inclusão dos setores industriais fragmentados e críticos de ferro e aço, produtos químicos e construção representa um passo crítico para dobrar a curva de intensidade de carbono para baixo. Como diz um dado chinês útil, "além das montanhas ainda há montanhas mais altas". Enquanto os desafios estão claramente em frente, o momento da mais recente política de cap e comércio fornece outro grande elevador acima de uma cordilheira que bloqueou o compromisso chinês sério por algum tempo . A visão resultante é impressionante e uma causa de esperança realista em direção a Paris neste inverno.
Edward A. Cunningham é o diretor de programas da China no Ash Center da Ashvard Kennedy para Governança Democrática e Inovação.
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Sistema comercial na China
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China e o Sistema de Negociação Multilateral.
Robert Z. Lawrence.
NBER Working Paper No. 12759.
Emitido em dezembro de 2006.
Este artigo analisa as políticas comerciais multilaterais e preferenciais da China. Revisa os termos exigentes da adesão da China à OMC, seu atual regime tarifário e comercial e sua participação nas negociações da Rodada de Doha e nas atividades regulares da instituição. A análise conclui que as políticas comerciais da China apoiam amplamente uma ordem comercial multilateral baseada em regras e seu comportamento na OMC é o de um poder de status quo ao invés de procurar grandes mudanças sistêmicas. A discussão então se volta para as iniciativas de comércio regional da China. A China tem sido extremamente ativa na negociação destes e suas implicações permanecem incertas. As preocupações com uma fortaleza do leste asiático, no entanto, parecem mal colocadas. Diretamente, e por meio de seu impacto na indução de outros a responder, esses ALCs poderiam dar um forte ímpeto ao processo de liberalização global competitiva. Os países que implementam acordos com a China acharão relativamente fácil abrir seus mercados para outros países em desenvolvimento. Existe também o risco de que a proliferação de acordos de comércio livre conduza a uma rede de acordos sobrepostos que possam tornar o sistema de negociação desnecessariamente complexo.
Bibliografia legível por máquina - MARC, RIS, BibTeX.
Identificador de Objeto de Documento (DOI): 10.3386 / w12759.
Publicado em: Eichengreen, Barry, Yung Chul Park e Charles Wyplosz (eds) "China, Ásia e a Nova Economia Mundial"
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Digest & mdash; Resumos não técnicos de 4-8 documentos de trabalho por mês.
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Sistema Canton.
Sistema de Canton, padrão de negociação que se desenvolveu entre comerciantes chineses e estrangeiros, especialmente britânicos, na cidade comercial de China do Sul, Guangzhou (Canton), do século 17 ao 19. As principais características do sistema desenvolvido entre 1760 e 1842, quando todo o comércio externo entrando na China foi confinado a Canton e os comerciantes estrangeiros que entram na cidade estavam sujeitos a uma série de regulamentos pelo governo chinês.
Guangzhou era historicamente o principal porto do sul da China e a principal saída do chá do país, ruibarbo, seda, especiarias e artigos artesanais que eram buscados pelos comerciantes ocidentais. Como resultado, a British East India Company, que tinha o monopólio do comércio britânico com a China, fez de Cantão o seu principal porto chinês no início do século XVII, e outras empresas comerciais ocidentais logo seguiram seu exemplo. O comércio do sistema Canton passou a consistir em três elementos principais: o comércio chinês nativo com o Sudeste Asiático; o comércio "país" dos europeus, que tentou ganhar moeda para comprar produtos chineses transportando mercadorias da Índia e do Sudeste Asiático para a China; e o "comércio da China" entre a Europa e a China.
A dinastia Qing (1644-1911 / 12) nomeou empresas comerciais, que em troca de pagar uma grande taxa para as autoridades receberam o monopólio de todos os negócios que vieram para a China de um desses três grupos. A guild mercante, ou hong (pendurado em Pinyin), que tratava o comércio entre a China e o Ocidente era conhecida pelos ocidentais como a cobiça (uma corrupção de gonghang, que significa "comerciantes oficialmente autorizados"). Os comerciantes do grupo tinham que garantir que todo navio estrangeiro chegasse ao porto e assumisse a total responsabilidade de todas as pessoas ligadas ao navio. Por sua vez, a Companhia das Índias Orientais foi responsável pela coalizão por todos os navios e pessoal britânico. Os dois governos da Grã-Bretanha e da China não tiveram relações entre si, mas relacionaram-se apenas com os grupos intermediários de comerciantes.
Em resposta a uma tentativa britânica de expandir seu comércio para alguns dos portos da China do Norte, o imperador Qing em 1757 emitiu um decreto ordenando explicitamente que Guangzhou fosse o único porto aberto ao comércio exterior. Isso teve o efeito de apertar as regulamentações chinesas sobre os comerciantes estrangeiros. Os comerciantes estrangeiros ficaram sujeitos a inúmeros regulamentos exigentes, incluindo a exclusão de navios de guerra estrangeiros da área, a proibição de mulheres estrangeiras ou armas de fogo e uma variedade de restrições à liberdade pessoal dos comerciantes. Enquanto em Guangzhou eles estavam confinados a uma pequena área de rios fora da parede da cidade, onde seus 13 armazéns, ou "fábricas", estavam localizados. Eles também estavam sujeitos à lei chinesa, em que um preso era presumido culpado até ser provado inocente e muitas vezes era sujeito a tortura e prisão arbitrária. Além disso, os navios que entram no porto estavam sujeitos a uma série de pequenas exigências e taxas cobradas pelas autoridades chinesas.
No início do século 19, os comerciantes britânicos começaram a chatear com essas restrições. As queixas se tornaram mais numerosas com a abolição do monopólio da East India Company em 1834 e o influxo subsequente de comerciantes privados na China. Ao mesmo tempo, o "comércio nacional" britânico centrou-se cada vez mais na importação ilegal de ópio na China da Índia como forma de pagar as compras britânicas de chá e seda. As tentativas chinesas de parar o comércio do ópio, que causou perturbações sociais e econômicas, resultaram na primeira Guerra do Ópio (1839-42) entre a Grã-Bretanha e a China. A vitória da Grã-Bretanha neste conflito forçou os chineses a abolir o sistema de Canton e substituí-lo por cinco portos de tratados nos quais os estrangeiros poderiam viver e trabalhar fora da jurisdição legal chinesa, negociando com quem quisesse.

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